Nova edição de Florestar Estatístico e Sistema de Informações Florestais em SP

            Já se encontra em circulação a edição número 18 (novembro/2006) da revista Florestar Estatístico, fruto de parceria entre o Fundo de Desenvolvimento Florestal - Florestar São Paulo, a Fundação Florestal e a Secretaria do Meio Ambiente, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo por meio de IEA e CATI. A nova edição foi divulgada simultaneamente à inauguração do Sistema de Informações Florestais do Estado de São Paulo (SISFLOR) cujo site é www.sisflor.org.br.
            A nova edição da revista traz artigos sobre a importância econômica da heveacultura, traçando um panorama internacional da evolução do mercado e das perspectivas de desenvolvimento nas 'zonas de escape' como o Estado de São Paulo. Também publica artigo sobre a expansão da eucaliptocultura, bem como sua utilização como fonte alternativa de renda de longo prazo.
            Outro capítulo refere-se a políticas públicas, cujos temas abordam o acompanhamento da evolução dos financiamentos para a área florestal e o projeto Jovens Viveiristas, iniciativa pioneira que procura dar alternativas para a população do Cinturão Verde da Grande São Paulo. Ainda são abordados temas como regulamentação e conceituação da reposição florestal, Programas de Mata Ciliar e de Microbacias, Lei Florestal do Estado e o Decreto de regulamentação da Reserva Legal.
            Nos capítulos relativos aos dados estatísticos, abre-se o leque para produtos 'ambientais'. 'Esses dados passarão a integrar as bases de dados do SISFLOR e abrirão possibilidade da produção de edições mensais do Florestar Estatístico', informam na apresentação os dirigentes do Florestar São Paulo, Armando José Storni Santiago; da Fundação Florestal, Maria Cecília Wey de Brito; e do Florestar Estatístico, o pesquisador do IEA Eduardo Pires Castanho Filho.
            Clique aqui para ver a íntegra da revista.

Data de Publicação: 04/01/2007

Autor(es): José Venâncio De Resende Consulte outros textos deste autor