Avaliação de Estratégias de Diferenciação Baseada no Estudo Comparativo de Investimentos na Produção de Doce de Leite


RESUMO: O objetivo deste trabalho foi fazer um estudo comparativo da viabilidade econômica de projetos de produção industrial de doce de leite elaborado, com formulação tradicional, formulação com fibras e formulação com extrato de café, como forma de estabelecer uma referência para o posicionamento estratégico de uma empresa no mercado, baseada na diferenciação do produto diante da concorrência. A formulação com fibras representou a alternativa de investimento em um produto funcional, com alegação de trazer benefícios para a saúde do consumidor, enquanto a formulação com extrato de café representou a alternativa de investimento em um produto com apelo sensorial diferenciado do tradicional. A decisão sobre a melhor opção de investimento levou em conta um estudo comparativo de viabilidade econômica em que as alternativas disponíveis foram avaliadas mediante a leitura dos indicadores Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Tempo de Retorno do Capital (TRC) e Ponto de Equilíbrio Contábil (PE). Os resultados mostraram que as formulações com fibras e com extrato de café apresentaram um desempenho melhor do que a tradicional, indicando seus potenciais como investimento alternativo com base na estratégia de diferenciação.

Palavras-chave: doce de leite, viabilidade econômica, diferenciação.

Data de Publicação: 23/09/2014

Autor(es): Renato Abeilar Romeiro Gomes Consulte outros textos deste autor
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José Roberto Cavichiolo (jroberto@ital.sp.gov.br) Consulte outros textos deste autor