Junho/2005  |Abril/2005  |  Fevereiro/2005
Novembro/2004 | Setembro/2004 

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2004/05, 2o Levantamendo e Ano Agrícola 2004/05, 3º Levantamento, Fevereiro de 2005
            Os resultados da terceira previsão e estimativa da safra agrícola do Estado de São Paulo foram obtidos de levantamento realizado em fevereiro de 2005, pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
            Os números finais da safra 2004/05, para batata das águas, foram confirmados, quando comparados com os de 2003/04, ou seja, ma-nutenção da área plantada e da produtividade, com discreto aumento da produção de 1,3%.
            Para o feijão das águas, reforçaram-se as informações obtidas nos levantamentos anteriores, de queda na área (20,1%), na produção (22,2%) e na produtividade (2,7%). A cultura vem cedendo espaço para produtos mais rentáveis.
            A terceira previsão para a cultura do algodão apresenta grande aumento de área e de produção nessa safra em relação à anterior no Estado de São Paulo, com ligeira elevação também de produtividade, confirmando a tendência apresentada nos últimos anos de crescimento da safra paulista, que ocorreu principalmente na região noroeste do Estado, notadamente nos EDRs de Andradina, Avaré, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Votuporanga.
            Para o amendoim das águas, este levantamento veio confirmar a tendência de alta na área (25,9%) e na produção (35,2%), com acréscimo de 7,4% na produtividade, reflexos da safra passada, quando os produtores obtiveram bons preços para esse produto.
            Quanto ao amendoim da seca, são esperadas: quedas de área (16,6%), de produção (20,6%) e de rendimento (4,7%). Por ser o primeiro levantamento para essa cultura, essas informações poderão ser corroboradas somente nos próximos levantamentos.
            O segundo levantamento para a cultura do arroz (sequeiro e irrigado) indicou decréscimos de área e de produção, sendo esperada pe-quena variação positiva na produtividade (1,9%), em relação à safra passada.
            As informações iniciais da safra 2004/05 para a batata da seca sinalizam diminuições tanto de área (7,7%) quanto de produção (6,0%).
            Para o feijão da seca, as tendências são de reduções na área (10,8%) e na produção (6,9%), porém uma produtividade 4,5% mais elevada.
            Os resultados obtidos neste levantamento, para a cultura do milho, apontam aumentos de 1,3% na área cultivada e de 7,0% na produção esperada, em virtude das condições climáticas favoráveis, que vêm contribuindo para a obtenção de produtividade maior em 5,6%, em relação à da safra passada.   (milho safrinha)
            As expectativas ocorridas no levantamento anterior são confirmadas para a cultura da soja, com elevações da área em 5,7%, da produção em 15,4% e da produtividade em 9,1%. Muito embora os preços estivessem menores que os da safra passada os produtores mantêm-se nessa exploração em especial pelo menor risco de comercialização.
            No caso da soja safrinha há tendência de queda em todos os indicadores, em relação ao ano agrícola anterior.
            A previsão de plantio da cultura da cebola de soqueira para a safra 2004/05 indica aumento de 8,9% na área, quando comparado ao de 2004. Tal fato vai contra o que vem ocorrendo nos últimos quatro anos, quando a atividade mostra quedas, tanto em área quanto em produção. O EDR que se destacou neste levantamento pelo aumento da área foi o de São João da Boa Vista, com acréscimo de 21,8%, quando comparado ao ano anterior, em razão de preços compensadores recebidos na safra passada. Essa região vem se sobressaindo no Estado, considerando-se outras regiões com tradição nessa cultura, em função da incorporação de novas tecnologias. Espera-se aumento na produção estadual da ordem de 5,0% em relação à safra passada.
            A cultura da mamona apresenta importante crescimento nessa safra, confirmando o verificado nos últimos dois anos, liderado pela região oeste do Estado, principalmente, nos EDRs de Barretos, Bauru, Lins, Ourinhos, Presidente Prudente e Sorocaba.
            A previsão da safra de mandioca, de fevereiro de 2005, indica incrementos na área plantada (6,5%) e na produção (14,6%). Esse aumento da cultura deve-se, principalmente, à mandioca para fins industriais, por conta da instalação e presença de novas fecularias no Estado de São Paulo, fato que também ocorre em Mato Grosso do Sul e no Paraná.
            No primeiro cálculo de 2004/05 para a cultura do tomate envarado registra-se aumento de 6,3% na área plantada, passando de 7,6 mil ha para 8,1mil ha e a produção pode ter um crescimento na ordem de 10% com 18,5 milhões de caixas de 25kg.
            Para o tomate rasteiro, há possibilidade de decréscimo de 15% na área plantada, passando de 4,2 mil hectares para 3,6 mil hectares, justificado pelo atraso no plantio devido à falta de chuvas em fevereiro e a substituição da cultura por outras (caso da cana-de-açúcar) mais rentáveis. A produção esperada é de 262 mil toneladas, 20 mil toneladas a menos em comparação com a da safra anterior.
            O mal da "Sigatoka-negra" tem afetado os bananais paulistas de forma mais branda que em outros estados brasileiros. Os produtores estão ainda conseguindo controlar a doença, com expectativa de produtividade 3,5% maior do ano agrícola anterior, em uma área 5,5% superior.
            A área de café tem permanecido estável nos últimos anos, com variações de produção e produtividade explicadas pela bianualidade, característica da cafeicultura. Assim, na safra 2004/05 aguarda-se produtividade inferior à da safra passada. Em relação ao levantamento, realizado em novembro de 2004, os dados de fevereiro apresentam cenário praticamente estável, com pequeno aumento de área (0,4%) e queda na produção (2,3%).
            Há perspectivas de acréscimos de produção agrícola de cana-de-açúcar destinada à indústria, para a safra 2004/2005, com resultados semelhantes àqueles obtidos na safra passada em relação à antecessora, pelos contínuos preços altos do petróleo, tornando o álcool competitivo internacionalmente e com grandes possibilidades de se tornar uma commodity. Para o ano agrícola que se inicia, a previsão de produção apresenta um acréscimo de 1,1% em relação à anterior atingindo 244,3 milhões de toneladas.
            Na citricultura, a segunda previsão para a safra agrícola 2004/05 aponta para quedas na área total plantada com laranja (1,1%) e na produtividade (2,3%). Tal cenário deve estar ocorrendo pelas condições climáticas inadequadas à época das floradas (a de janeiro foi afetada pela seca, durante fevereiro e que pode estar influenciando no peso da fruta), comparativamente àquela observada na safra anterior. A produção poderá atingir 348,1 milhões de caixas de 40,8kg, 3,5% inferior à obtida em 2003/04. Nas regiões produtoras o uso de técnicas avançadas de irrigação, utilizadas pelas grandes propriedades, podem minimizar as conseqüências negativas das condições climáticas à cultura ocorridas em meses anteriores. Quando se considera a região citrícola formada pelos 13 principais EDRs, regiões com número de pés acima de 5 milhões (ao redor de 88% dos pés plantados no Estado), a produção resume-se a 301,8 milhões de caixas de 40,8kg.
            O 4o levantamento das safras agrícolas do Estado de São Paulo, a ser efetuado em abril, deverá trazer informações mais precisas sobre produções e produtividades, para o ano agrícola 2004/05.
 

Denise Viani Caser
Ana Maria Montragio Pires de Camargo
Carlos Nabil Ghobril
Felipe Pires de Camargo
José Alberto Ângelo
Juliana Di Giorgio Giannotti
Mario Pires de Almeida Olivetti
Vera Lúcia Ferraz dos Santos Francisco

Quadro comparativo de área, produção e rendimento dos principais produtos vegetais, Estado de São Paulo, safra 2004/05 relativamente a 2003/04 - 3º Levantamento
Total do Estado

Estatísticas da produção vegetal, por Escritório de Desenvolvimento Rural e total do Estado de São Paulo, safra 2004/05 - 3º Levantamento
Algodão, Amendoim da seca ,Amendoim das águas
Arroz de sequeiro e várzea, Arroz Irrigado
Banana, Café
Cana para Indústria, Cana para Forragem
Feijão das águas, Feijão da seca
Laranja
Mandioca para Indústria, Mandioca para Mesa
Melancia, Milho, Milho Safrinha
Soja, Tomate Envarado, Tomate Rasteiro

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas por Região Administrativa, Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2004/05,  3º Levantamento, Fevereiro de 2005
Algodão em caroço, Amendoim das águas, Amendoim da seca, Arroz de sequeiro e várzea, Arroz Irrigado
Banana, Café, Cana para Indústria, Cana para Forragem
Feijão das águas, Feijão da seca, Laranja
Mandioca para Indústria, Mandioca para Mesa, Melancia, Milho, Milho Safrinha
Soja, Tomate Envarado, Tomate Rasteiro

Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Ano Agrícola 2004/05, 3º Levantamento, Fevereiro de 2005
Outros vegetais